Nascido no ano de 1080, em Xauten, na Alemanha, era o filho mais novo de família nobre e de grande influência. Dedicado às caçadas, jogos e aos prazeres e luxos da vida da corte, é atingido por um raio enquanto cavalgava no bosque.
Ao despertar do desmaio, ouviu uma voz que lhe dizia para abandonar a vida mundana e praticar a virtude para salvar sua alma. Ao perceber o triste estado que estava sua alma, entrou num forte processo de conversão. Desde esse momento, abandonou a família e a antiga vida, e passou a percorrer os caminhos da Alemanha, Bélgica e França na solidão e descalço.
Atuante na reforma na Igreja, buscava o fim dos privilégios dos nobres no interior do cristianismo.
Fundou a Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratenses (Ordem dos Premonstratenses), também conhecida como "dos Monges Brancos", em referência à cor do hábito. A principal regra da nova Ordem era fazer com que os sacerdotes vivessem sua vida apostólica com a disciplina e a dedicação dos monges, uma concepção de vida religiosa revolucionária para a época.
Norberto morreu no dia 6 de junho de 1134, na sua sede episcopal. Foi canonizado em 1582, pelo Papa Gregório XIII.
Suas relíquias hoje se encontram na Abadia de Strahov, na cidade de Praga (República Tcheca).
Ao lado de são Bernardo, são Norberto é considerado um dos maiores reformadores eclesiásticos do século XII. Atualmente, existem milhares de monges da Ordem de São Norberto, em vários mosteiros encontrados em muitos países de todos os continentes, inclusive no Brasil.
São Norberto, rogai por nós!
Fonte: Canção Nova e Arquidiciose de São Paulo