Caríssimos irmãos e irmãs da nossa Catedral São Francisco Xavier,
Saudações, saúde e paz!
Estamos no 2º Domingo de Páscoa, que São João Paulo II quis intitular Domingo da Divina Misericórdia. Isto aconteceu em coincidência com a canonização de Santa Faustina Kowalska, humilde mensageira zelosa de Jesus Misericordioso. A misericórdia é o núcleo da mensagem da Alegria do Evangelho, é o próprio nome de Deus, o rosto com o qual Ele se revelou na Antiga Aliança e plenamente em Jesus Cristo, encarnado do amor criador e redentor. Este amor de misericórdia ilumina também o rosto da Igreja e manifesta-se, quer mediante os Sacramentos, em particular o da Reconciliação; quer com as obras de caridade. Fora da misericórdia de Deus não há qualquer outra fonte de esperança para as pessoas humanas. Santa Faustina nos conduz ao rosto de Cristo, revelação suprema da Misericórdia de Deus.
Vamos juntos, com fé, pedir a Jesus Misericordioso, a São João Paulo II e Santa Faustina, que, nesta hora em que estamos passando por desafios, a humanidade não tenha medo. Que abram as portas do coração para Cristo, começando por cada um de nós, onde Jesus é o Senhor, centro e a razão de nossas vidas.
Com esta pandemia, tomar consciência de abrir para Cristo Misericordioso a sociedade, a cultura, os sistemas políticos, econômicos e religiosos. Sempre contando com a força vinda de Deus onipotente e criador. Com o nosso testemunho de fé, de solidariedade e coragem de bons cristãos e honestos cidadãos; acompanhados por uma grande sensibilidade humana. Não termos medo da verdade. Jesus nos ensinou: "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele".
”Campanha da Fraternidade 2020: Vida e Compromisso”, para construirmos juntos a cultura da paz e do encontro, a civilização do amor.
Nossa Senhora Mãe de Misericórdia, depois deste desterro que estamos passando, mostre-nos Jesus, bendito fruto de seu ventre. Vida, saúde e esperança!
Convidamos a todos para participarem, pelos meios de comunicação social, da nossa Hora e Missa da Misericórdia, próximo domingo às 15h, presidida pelo nosso Bispo Dom Francisco Carlos e concelebrada pelos padres da Catedral.
Deus abençoe a todos!
Pe Adenir José Ronchi