Caríssimos Paroquianos da Catedral São Francisco Xavier,
Saudações!
VOCAÇÃO DO CRISTÃO Á SANTIDADE
Recordamos nossa vocação à santidade – “Batizados e Enviados”, celebrando com a Igreja a vida de todos os Santos. É, sobretudo, por meio dos seus Santos que a Igreja mostra o ideal da perfeição cristã, possível à todos de ser atingido, independentemente do estado de vida ou da posição que o cristão ocupa na sociedade. Sendo “sal da terra e luz do mundo”, todos somos chamados a sermos santos. Os Santos e as Santas foram pessoas criativas que vivenciaram o mistério de Cristo em suas vidas. São, para nós, testemunhas e modelo no seguimento de Jesus. A santidade consiste em fazermos extraordinariamente bem as coisas mais simples e comuns do nosso cotidiano.
Aos dois de Novembro a Igreja faz memória aos fiéis já falecidos, encorajando o piedoso costume de visitar seus túmulos e rezar pelos mesmos. Essa celebração tão querida ao povo cristão é repleta de santa esperança. Para os que tem fé, a vida não é tirada, mas transformada.
A Igreja compreende que a morte não tem a última palavra sobre o ser humano e que a promessa da vida eterna é real e verdadeira, em Jesus. Somos peregrinos nesta terra. O tempo passa mas a eternidade nos espera. Busquemos na eucaristia o sentido de nossa Páscoa eterna.
O mês de novembro marca ainda o fim do ano litúrgico com a Solenidade de Cristo Rei, quando proclamamos a soberania de Cristo Rei não apenas sobre os cristãos e a Igreja, mas sobre as nações e os povos. Senhor da História, Jesus é Rei do Universo e, vitorioso, entregará ao Pai “um reino eterno e universal” ; reino da verdade e da vida; da santidade e da graça; do amor e da paz.
Que a mãe e senhora de todos os Santos(as) nos acompanhe em nossa vida e peregrinação até Deus.
São Francisco Xavier, nosso padroeiro, nos dê um coração disponível e dócil para a missão.
Com Benevolência,
Pe. Adenir José Ronchi