A Pastoral do Dízimo é a ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar as iniciativas para a implantação e funcionamento do dízimo, e acompanhar os membros da comunidade no que diz respeito à sua colaboração, em sintonia com a Pastoral de Conjunto na Igreja particular. (Doc. CNBB – 106, 36) Confiantes na Palavra de Deus, que jamais decepciona, somos convidados a esta experiência de fé e confiança na providência divina. Convém lembrar também que o quinto mandamento da Igreja nos lembra deste compromisso da devolução do dizimo.
O Dízimo é um ato de amor e um gesto de partilha. Nós não pagamos o Dízimo, nós o devolvemos, já que tudo o que somos e temos pertence a Deus. Compreender a importância do dízimo significa entender a nossa participação na comunidade. Quando devolvemos o dízimo, devemos fazê-lo como oração e agradecimento a Deus e não apenas depositar o resto que nos sobra. O Dízimo é importante na vida do cristão porque:
1. É vivência da Palavra de Deus; 2. É conversão do coração; 3. Proporciona recursos para manter todas as ações pastorais, sociais e obras da Igreja; 4. É sinal de empenho na vivência da caridade, solidariedade com os pobres; 5. É vivência da partilha; 6. Ajuda as pessoas a se comprometerem com a Igreja; 7. É gesto concreto de fé e gratidão;
As dimensões do Dízimo:
A contribuição com o dízimo é um modo de reconhecer que Deus é o Senhor de todos os bens (dimensão religiosa), de manter as estruturas eclesiais no âmbito paroquial e diocesano (dimensão eclesial) e de partilhar os recursos, em vista do crescimento do Reino de Deus (dimensão missionária) e do serviço da caridade (dimensão caritativa). (Doc. CNBB 106). “Devolver o Dízimo é reconhecer Deus como supremo doador de tudo o que possuímos.”
Seja dizimista você também. E a você, que já é dizimista da nossa comunidade, o nosso agradecimento. Todo 2º final de semana do mês é dedicado ao dizimista.
Coordenadora Paroquia - Luciane